Prévia Virtual da Oficina


Sejam muito bem vindos ao nosso blog, somos o grupo ARQ|MÍDIA (Alunos: Paulo Marra, Roberto Fleury e Hugo Novaes) e apresentamos a vocês um pouco da nossa apresentação que acontecerá nessa sexta-feira (15/06), no ICC Sul, a partir das 19hrs. Contamos com a sua presença para entender um pouco mais sobre a relação de arquivo e videos da web.

Roteiro
   
  1. Arq|Mídia
  2. Arquivo
  3. Documento x Documento de Arquivo
  4. Diplomática e Analise Diplomática
  5. Tipologia Documental
  6. Exemplo Ata de Reunião
  7. Função Arquvísitica
  8. Youtube e Arquivo
  9. VideoWeb
  10. Analise Diplomática e Tipológica do vídeo produzido pela VideoWeb.
  11. Trâmite


Arq|Mídia
Nós somos o grupo ARQ|MÍDIA, da Disciplina Diplomática e Tipologia Documental do curso de Arquivologia. Resumidamente falando, pra quem não sabe, o curso de Arquivologia engloba todo estudo relacionado aos documentos de arquivo.



O que é "Arquivo"?
Vamos lá... a palavra "arquivo" possui vários significados, podendo se referir à instituição ou serviço que faz a custódia\guarda de documentos, as instalações onde estes arquivos funcionam, o móvel destinado à guarda de documentos, mas o principal conceito é o de Arquivo como o conjunto de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos ou por entidades privadas, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte e ele é responsável também pela normalização dos procedimentos técnicos aplicados aos arquivos de uma administração.
Exemplo: Arquivo Nacional, Arquivo Público, Arquivo Central, Arquivo da VídeoWeb

Documento x Documento de arquivo

Documento é qualquer informação associada a um suporte, seja este papel, fita magnética, disco óptico, HD Externo etc. Mas para que o documento seja considerado um documento de arquivo, este deve servir como prova da atividade que o gerou. Pra cada contexto, seja este pessoal ou institucional, existem dezenas, centenas de espécies de documentos.

Entre essas espécies, encontramos Cartas, Memorandos, Certidões, Notas fiscais, ou seja, uma infinidade de documentos que possuem funções específicas para cada produtor arquivístico. Mas e aí? Como reconhecer cada espécie? E como diferenciar umas das outras?

Diplomática e Analise Diplomática

Dentro da Arquivologia, a disciplina Diplomática e Tipologia Documental. Diplomática na Arquivologia nada tem a ver com atividades diplomáticas da Relações Internacionais. Explicando resumidamente, a Diplomática estuda a estrutura formal e a autenticidade dos documentos, ou seja, se o documento foi produzido por quem tinha competência para produzi-lo dentro da estrutura própria para aquela atividade. É por meio da Diplomática que conseguimos definir os elementos inerentes que compõem o documento.

Tipologia Documental
De modo complementar à Diplomática, temos o estudo da Tipologia Documental, que busca entender o contexto do documento, reconhecendo a função arquivística de cada um em relação ao produtor de arquivo para a definição do que nós chamamos na Arquivologia de tipos ou séries documentais.

Exemplo Ata de Reunião



Ao olhar para este documento, a análise Diplomática nos ajuda a reconhecer a espécie documental pela disposição e natureza das informações contidas.
Neste caso, a espécie é Ata de Reunião.
O Gênero, que é a configuração do documento de acordo com seus signos, neste caso é textual.
Há também o elemento Forma, que neste caso é Original, pois podemos perceber que não se trata de um rascunho ou uma cópia.
O Formato, que neste caso é Folha Avulsa.
Há também os sinais de validação, que as assinaturas.. Mas ainda existem outros sinais de validação, como carimbos, timbres, marcas d’água etc.
Com esta análise diplomática chegamos à conclusão que se trata da espécie ATA de Reunião.

Função Arquívistica 

Este documento de arquivo, para o fundo ARQ|MÍDIA, tem uma função que é servir como “Registro de Criação da Empresa ARQ|MÍDIA”
A junção da Espécie “ATA” mais a função arquivística do documento define a o Tipo Documental... E quando se tem vários documentos de mesmo tipo documental, surge aí as Séries Documentais.

O estudo diplomático e tipológico pode ser aplicado a qualquer documento de arquivo, inclusive aos vídeos que são produzidos para serem postados nas internet.

Youtube e Arquivo


                                 

No caso específico da nossa oficina, iremos mostrar como um vídeo produzido para uma mídia social, entre as quais está o Youtube, foco do nosso trabalho, pode ser mais do que o produto que ele representa, ou seja, pode também ser um documento de arquivo... Mas vale lembrar que toda explicação que daremos aqui vale também para os vídeos pessoais que vocês produzem e postam no Youtube.

VideoWeb



Para exemplificar, vamos ver um vídeo promocional feito por uma produtora de vídeo de Maceió, a Vídeo Web, para promover as atividades exercidas pela empresa.



Analise Diplomática e Tipológica do vídeo produzido pela VideoWeb.


Trâmite




É muito relevante ressaltar que há outro elemento importante na análise diplomática que não tratamos até agora: o trâmite. Ele corresponde às etapas e documentos produzidos até chegar ao documento final, apesar de ser uma tarefa aparentemente simples, envolve um conjunto de ações importantes que definem a atividade do começo ao fim. Analisadas separadamente, as ações não mostram muito além daquilo que são, porém, quando observadas em conjunto, oferecem informações para um estudo mais aprofundado.


Comentários