Uhuuuuu... Enganamos a Daniella!
Grupo ARQ|MÍDIA com o certificado "Enganei da Daniella". Da esquerda para a direita: Paulo Henrique Marra, Hugo Novaes, Daniella Larcher e Roberto Fleury. |
Boa noite, caro leitor!
Esse post de hoje tem um gostinho especial... de vitória! E o motivo para tanta felicidade você confere abaixo...
No dia 20 de abril, a aula de Diplomática contou com a presença ilustre da arquivista e perita em fraudes Daniella Larcher. Aliás, toda a aula foi comandada por esta figura carismática que, sem exagero, pode ser considerada uma tradição semestral da disciplina ministrada pelo professor André Lopez. Com a bagagem repleta de vivência profissional, Daniella aguça não só a curiosidade dos futuros arquivistas em relação ao assunto, mas também o sentimento de competição, especialmente no que se refere ao desafio conhecido por "Enganei a Daniella".
A atividade, que já foi descrita em um post anterior, consistia em tentar enganar a especialista durante o processo de análise de documentos. Cada grupo deveria publicar, no mínimo, dois documentos, sendo pelo menos um deles falso.
O grupo ARQ|MÍDIA optou por publicar três documentos: um atestado médico, uma nota fiscal e um voucher de uma empresa de cartão de crédito (confira aqui). A estratégia adotada pelo grupo foi a seguinte: ao analisar o atestado médico, verificou-se que este, apesar de autêntico, apresentava CRM de outro estado e algumas inconsistências na escrita que poderiam confundir a perita em sua análise grafoscópica. Para desviar a atenção do atestado, foi criada uma nota fiscal completamente falsa e de fácil averiguação. Se fossem inseridos apenas os dois documentos, ao reconhecer rapidamente a falsidade da nota fiscal, a perita poderia voltar sua atenção para o atestado. Para que isso não acontecesse, optou-se por inserir um terceiro documento (voucher). Este, apesar de verdadeiro, também trazia elementos de qualidade duvidosa que poderiam confundir a Daniella.
A tática deu certo! Nos comentários do post, Daniella postou que o atestado médico e a nota fiscal eram falsos. - Sim Daniella, a nota fiscal é falsa, mas o atestado médico NÃÃÃOOOO!
Apesar de não passar de uma brincadeira, foi difícil esconder a euforia por ter enganado a especialista. E é claro que os membros do grupo ARQ|MÍDIA guardarão o certificado como uma boa recordação.
Gostou do post? Deixe seu comentário abaixo. E lembre-se: toda semana o blog ARQ|MÍDIA traz pra você muitas curiosidades sobre o universo da Arquivística.
Até breve!
Comentários
Postar um comentário